Pular para o conteúdo principal

Origem e significado do nome Alice e suas variantes Alícia, Alyssa, Alison, Alissa, Alix

O nome Alice e variantes (Foto: Disney)
Alice no País das Maravilhas (Foto: Disney)
Do francês arcaico Aalïs, uma variante de Adelais, que por sua vez é proveniente do germânico Adelaide (Adalheid, formado pelos elementos adal "nobre" e heidis, "linhagem, gênero").

Alice se popularizou primeiramente na França e na Inglaterra por volta do século XII, difundindo-se ainda mais na Era Vitoriana, tendo duas grandes fontes de inspiração: a heroína de "Alice no País das Maravilhas", a clássica obra do dinamarquês Lewis Carroll, e a princesa Alice da Grã-Bretanha e Irlanda, filha da rainha Victoria. O famoso presidente americano Theodore Roosevelt também escolheu o nome Alice para sua filha, o que contribuiu para sua propagação nos EUA.

Ao longo da história, Alice tem sido uma constante nas famílias reais e na aristocracia europeia, o que conferiu ao nome um eterno ar de nobreza e tradição. O nome acabou ganhando diversas variações em diferentes línguas: Alicia (inglês, francês, português, espanhol, catalão), Alyssa (inglês), Alecia (inglês), Alisha (inglês), Alison e Allison (inglês e francês), Alissa (francês e russo), Alisia (inglês), Ailis (escocês) e Alix (francês), sendo Allie e Ally os apelidos mais comumente usados.

Atualmente, Alice vem experimentando uma explosão de popularidade no Brasil e no mundo, chegando ao topo do ranking por aqui em 2015, e permanecendo na primeira posição até 2017. Mas é fácil entender tamanho sucesso: além da beleza e da doçura, Alice é um nome curto e antigo, um estilo cada vez mais prestigiado pelos pais modernos. O fato de ser bem conhecido (tanto em português como em outras línguas) e bastante simples, sem letras duplas ou grafias alternativas, aumenta ainda mais seu apelo.

Para quem adora o nome, mas teme que ele seja comum demais no momento, resta as alternativas citadas acima, além de nomes com som, ritmo ou estilo parecidos com Alice, como AnneAriel, ArieleAline, AlinaAlena, Alexa, Alexis, Ária, Ariane, Ariana, Agnes, Adélia, Adele, AdelinaAaliyah, Beatrice, Clarice, Elise, Elisa, Eloise, Eloísa, Elyssa, Felícia, Íris, Ilse, Marise, Melissa, Melina, Louise, Dafne, Ester, Leonor, Ingrid, Taís.

Ranking de popularidade ao redor do mundo:

Brasil (2016)
- Alice: 1
- Alícia: 46

EUA (2016)
- Alice: 76
- Allison: 49
- Alyssa: 119
- Allie: 311
- Alicia: 381
- Alisha: 985

Portugal (2016)
- Alice: 14
- Alicia: 42

Austrália (2016)
- Alice: 36
- Alyssa: 76

Bélgica (2016)
- Alice: 5
- Alix: 77
- Alicia: 79

Canadá (2016)
- Alice: 35
- Alyssa: 75

França (2016)
- Alice: 4
- Alicia: 54
- Alix: 78
- Alyssa: 170

Inglaterra (2016)
- Alice: 17
- Alisha: 185
- Alyssa: 198
- Alicia: 201

Holanda (2017)
- Alice: 311
- Alicia: 245
- Alyssa: 236
- Alisha: 485
- Alissa: 497

Suécia (2017)
- Alice: 1
- Alicia: 2

Itália (2015)
- Alice: 5
- Alyssa: 179
- Alisia: 179 (2010)
 
Espanha (2015)
- Alicia: 44

Chile (2014)
- Alice: 94
 
Personalidades com esses nomes:
Princesa Alice de Antioquia
Princesa Alice de Chipre
Princesa Alice de Albany
Princesa Alice de Battenberg
Princesa Alice do Reino Unido
Princesa Alice Heine de Mônaco
Alice Roosevelt - filha do ex-presidente americano Theodore Roosevelt
Alice Walker - autora americana ganhadora do prêmio Pulitzer
Alice Pearce - atriz americana
Alice Maciel - cantora gospel brasileira
Alice Braga - atriz brasileira
Alice Dellal - modelo inglesa

Personagens da literatura:
Alice - protagonista de "Alice no País das Maravilhas" e "Alice no País do Espelho", a clássica obra de Lewis Carroll
Alice - personagem de "Henrique V" de Shakespeare
Alice Ford - personagem de "As Alegres Senhoras de Windsor" de Shakespeare
Alice - personagem da tira de Scott Adams, Dilbert
Alice - personagem na série de filmes "Resident Evil"
Alice Cullen - personagem nos livros da série "Crepúsculo" de Stephenie Meyer


Veja também:
Origem e significado de Isabel e suas variantes Isabela, Isabelle, Izabel
Nomes mais usados no Brasil e no mundo

Comentários

  1. adorei maravilhoso nao e mesmo o nome alicie e lindo voces nao concordam.

    ResponderExcluir
  2. meu nome é elizabeth,e eu soube que alisson,assim com dois ss,é usado apenas para meninas nos EUA.Porém Alison,com um s,é usado para meninos,pois significa filho de Ali,que por sua vez é um nome próprio masculino árabe,e significa o elevado,o senhor.O sufixo "son" em ingles sempre significa filho.

    ResponderExcluir
  3. olá,meu nome é maria,e soube que alice tem um belo significado:"a que não diz mentiras"e seu correspondente masculino em portugues é alício.Em ingles alice é unissex.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Nomes bíblicos para meninos: letra E

Adão e Eva no Jardim de Éden - Wenzel Peter Homens da Bíblia de A a Z: veja os nomes bíblicos masculinos com inicial E, suas origens e significados. Inspire-se nos mais belos e poderosos nomes de personagens bíblicos para menino. E EBENÉZER: do hebraico "pedra de auxílio" ÉBER: do hebraico "região além" ÉDEN: do hebraico "lugar de prazer" ÉDER: do hebraico "rebanho" EDOM, EDON: do hebraico "vermelho" EFRAIM, EFRAIN: do hebraico "frutífero" ELÁ: do hebraico “árvore de carvalho” ELÃO, ELAM, ELAN: do hebraico “escondido” ou “eternidade” ELCANA: do hebraico “Deus adquiriu” ELDADE, ELDAD: do hebraico “Deus amou” ELEAZAR: do hebraico "Deus ajudou" ELI: do hebraico “ascensão” ou "meu Deus" ELIÃ, ELIAN: do hebraico "Deus é nosso parente" ELIABE, ELIAB: do hebraico "Deus é pai" ELIAQUIM, ELIAKIN: do hebraico "Deus estabeleceu"

Nomes bíblicos para meninas: letra M

Maria, Jesus e João Batista - Bouguereau Nomes femininos da Bíblia de A a Z: confira os significados e origens dos nomes bíblicos com inicial M para meninas. Nossa lista contém inúmeras opções que servirão de inspiração para mamães e papais em busca de um nome bíblico para sua bebê. M MAACÁ: do hebraico “que aperta” (personagens femininos e masculinos) MAALÁ: do hebraico “ornamento” ou “frágil” MAALATE: do hebraico “harpa” ou “dança” MAARATE: do hebraico “caverna” ou “clareira”. Local mencionado em Josué 15:59 MACEDÔNIA: do hebraico “terra dos grandes”. Reino antigo localizado ao norte da Grécia MACLA: do hebraico “ornamento” ou “frágil” MADAI: do hebraico “minha medida”  MADALENA, MAGDALENA: do hebraico "torre de Deus" MADMANA, MADMENA: do hebraico “esterco” (personagens femininos e masculinos) MAGDALA: do hebraico "torre de Deus" MALI: do hebraico “fraqueza” (personagem masculino, mas atualmente nome se a

Nomes bíblicos para meninas: letra J

Sansão e Dalila - Alexander Cabanel Nomes bíblicos femininos com a letra J, seus significados e origens. Inspire-se nos mais bonitos e poderosos nomes de personagens bíblicas para menina. J JAALÁ: do hebraico “íbez, cabra montanhesa” (personagem masculino, mas nome se adapta ao gênero feminino) JADA: do hebraico "que tem sabedoria" (personagem masculino, mas nome se adapta ao gênero feminino) JADAI: do hebraico “louvor” (personagem masculino, mas nome se adapta ao gênero feminino) JEDIAELA (Jediael): do hebraico “a quem Deus conhece” (personagem masculino, mas nome se adapta ao gênero feminino) JADUA: do hebraico “celebrada” (personagem masculino, mas nome se adapta ao gênero feminino) JAEL, JAELA : do hebraico "íbex, cabra montanhesa" JAFIA: do hebraico “brilhante” ou “meu Deus brilha”. Local mencionado em Josué 19:12 (personagem masculino, mas nome se adapta ao gênero feminino) JAIRA (Jair): do hebraico “Deus ilumina”

Nomes bíblicos para meninas: letra S

Sara e Agar - Rubens Personagens femininas da Bíblia de A a Z: uma lista completa de nomes bíblicos com a letra S para meninas, além de seus significados e origens segundo fontes especializadas. Profetize bênçãos sobre a vida de sua filha com um nome original da Bíblia. S SAFIRA, SAPHIRA: do grego "formosa" ou “preciosa” SALAI: do hebraico “elevada a Deus” ou “restaurada” (personagem masculino, mas nome se adapta ao gênero feminino) SALAMINA: do hebraico "saúde, segurança". Ilha grega mencionada em Atos 13:5 SALISA: do hebraico "a terça parte" ou “triangular”. Localidade mencionada em 1 Samuel 9:4 SALMA: do hebraico “vestimenta” (personagem masculino, mas atualmente nome se adapta também ao gênero feminino) SALOMÉ: do hebraico "paz" SAMÁ: do hebraico “deserto” (personagem masculino, mas nome se adapta ao gênero feminino) SAMARIA: do hebraico "torre de vigia" SAMLÁ, SAMILÁ: do hebraico “v

Nomes de flor para meninos (sim, eles existem e são lindos)

Delfino azul Nada mais belo e elegante que as flores, e ao contrário do que muitos pensam, existem também nomes de flores masculinos! Esses, porém, ao invés de aludir à delicadeza como os femininos, trazem à mente ideias de força, simplicidade, originalidade e conexão com a natureza. Podem ser uma boa fonte de inspiração para pais arrojados que curtem botânica e buscam um nome forte e criativo para seu filho. Agerato Amaranto Antúrio Aquilégio (versão masculina do original Aquilégia) Áster Bálsamo Borago Celestino (versão masculina do original Celestina) Coromandel Cosmos  Clúsio (versão masculina do original Clúsia)  Cravo  Crisântemo  Delfino  Érico (versão masculina do original Érica) Lótus Gerânio  Girassol  Gladíolo  Hemerocalis  Hibisco  Jacinto  Jacobínio (versão masculina do original Jacob

Nomes bíblicos para meninos: letra M

O Chamado de Mateus - Giovanni Panini Personagens masculinos da Bíblia de A a Z: lista completa de nomes bíblicos com inicial M para meninos, seus significados e origens segundo fontes especializadas. Abençoe seu bebê com um nome diretamente da Bíblia. M MAALALEL: do hebraico “louvor de Deus” MAANAIM, MANIAIN, MANAÉM: do hebraico “conforto” MADAI: do hebraico “pertencente à tribo dos Medos”, povo original do Irã MALÁ: do hebraico “fraco” ou “doente” MALI: do hebraico “fraco” ou “doente” MAGDIEL: hebraico "honra divina" MALAQUIAS: do hebraico "meu mensageiro" ou “meu anjo” MANASSÉS, MANASSÉ: do hebraico "o que faz esquecer" MANOÁ: do hebraico "descanso" MAQUIR: do hebraico "trocado" MARCOS, MARCO, MARCUS: do latim "varonil" ou “relativo ao deus romano Marte” MARDOQUEU: do persa “servo de Marduque” MARDUQUE, MARDUK: do sumério “bezerro de Utu”, um deus babilônico MATÃ, MATHAN

Nomes bíblicos para meninas: letra C

A Anunciação - Dante Rossetti Conheça os significados e as origens dos nomes femininos da Bíblia que começam com C. Há belíssimas opções que ainda são pouco usadas no Brasil e podem servir de inspiração para pais que buscam originalidade sem abrir mão da conexão com o Livro Sagrado cristão. C CADMIELA (Cadmiel): do hebraico "Deus é desde o princípio" CALÁ: do assírio “vigor” CANÁ: do hebraico “junco” CANAÃ: do hebraico "baixo, plano". Refere-se à “terra prometida” CANDACE, CANDICE: do cuchítico "rainha mãe" CARMEL (Carmelo): do hebraico "jardim de Deus" CARMELA, CARMELE (Carmelo): do hebraico "jardim de Deus" CARMELITA: do hebraico "natural do monte Carmelo" CARMESIM, CARMESIN: do árabe "vermelho". CARMI: do hebraico "vinhedo" (personagem masculino, mas nome se adapta ao gênero feminino) CARMITA: do hebraico “pertencente ao clã de Carmi” CE

Nomes bíblicos para meninas: letra K

Ester - Jean-François Portaels Veja aqui a lista completa de nomes bíblicos femininos com a letra K, suas origens e significados. Use as personagens da Bíblia como inspiração para escolher um nome abençoado para sua bebê. K KEILA, QUEILA: do hebraico “cidadela”. Localidade mencionada em 1 Samuel 23:1 KÉREN, QUÉREN: do hebraico “brilhante” KÉREN-HAPUQUE: do hebraico “brilho de cores” KETURA, QUETURA: do hebraico "incenso" KÉZIA, QUÉZIA: do hebraico "cássia" ou “feito” KINÁ, QUINÁ: do hebraico “lamento”. Localidade mencionada em Josué 15:22 KISI, QUISI: do hebraico “enlaçada a Deus” (personagem masculino, mas atualmente nome se adapta também ao gênero feminino) Próximo: L Anterior: J Veja também:  Nomes bíblicos: lista completa de A a Z Nomes bíblicos para meninos Nomes bíblicos estrangeiros para meninas