Pular para o conteúdo principal

A religião influencia na escolha do nome do bebê?

Se em 2010 a influência evangélica ficou bem clara no Brasil com a surpreendente subida da candidata a presidente Marina Silva, no ranking de nomes do Baby Center o fenômeno também apareceu. O nome Marina subiu 7 posições no ranking em 2010, passando para o 33º lugar e ultrapassando nomes como Clara e Eduarda.

Além disso, a pesquisa mostrou que, quando a futura mamãe e o futuro papai são evangélicos, o jeito de escolher o nome do bebê é diferente, se comparado com católicos e espíritas.

Perguntamos àqueles que disseram ter dado nome religioso para o filho qual foi sua inspiração exata. Veja os mais votados de acordo com cada religião:

A influência da religião no nome do bebê (Foto: Pinterest)
A influência da religião no nome do bebê (Foto: Pinterest)
Católicos:
1. Nome de anjo - 34%

2. Nome de santo - 28%

3. Nome do Novo Testamento - 21%

4. Nome do Antigo Testamento - 16%


Espíritas:
1. Nome de anjo - 33%

2. Nome de santo - 21%

3. Nome do Novo Testamento - 16%

4. Nome do Antigo Testamento - 16%


Evangélicos:
1. Nome do Antigo Testamento - 52%

2. Nome do Novo Testamento - 37%

3. Nome de anjo - 12%

4. Tradição de família - 7%

A rápida ascensão de Davi e Miguel no ranking de nomes (2º e 3º lugares) pode até ter a ver com o espírito religioso: Davi é do Antigo Testamento; Miguel, nome de anjo.

Embora a inspiração para a escolha do nome seja bem diferente entre evangélicos, católicos e espíritas, muita gente escolhe um nome religioso sem motivo específico, só por achar o nome bonito.

"O nome do meu filho é Miguel, mas eu dei por outro motivo", disse um leitor. No geral, 26,4% dos bebês de 2010 receberam nome de inspiração religiosa ou espiritual, segundo a sondagem. É o equivalente a 1 em cada 4 bebês.

Dos que se afirmaram evangélicos na pesquisa, 40% disseram ter dado um nome religioso para o filho em 2010. Essa porcentagem cai para 23% entre os católicos, e para apenas 17% entre os espíritas.

Interessante é que o objetivo de dar o nome religioso ao filho não é transformá-lo numa pessoa mais religiosa. Mesmo entre os evangélicos, 61% disseram não achar que, por ter nome religioso, a criança será uma pessoa mais ligada à religiosidade.

Os evangélicos que responderam à pesquisa afirmaram que escolheram um nome religioso porque já conheciam a história do personagem e sempre gostaram dela.

É provavelmente dessa tendência que aparecem bem colocados no ranking nomes do Antigo Testamento como:

• Sarah (24º lugar)

• Rebeca (41º lugar)

• Esther (52º lugar)


• Samuel (22º lugar)

• Isaac (33º lugar)

• Calebe (69º lugar)

"Escolhi o nome Samuel, pois o Livro de Samuel na Bíblia é muito bonito... Grande profeta de Deus!", disse uma leitora na pesquisa.

Os evangélicos disseram se inspirar mais no Antigo Testamento, e em seguida no Evangelho. Esse é um dos fatores para o sucesso dos nomes dos apóstolos (só entre os meninos, quatro entre os dez primeiros colocados de 2010 são apóstolos):

• Matheus (5º lugar)

• Lucas (6º lugar)

• Pedro (8º lugar)

• Felipe (10º lugar)

A inspiração principal para católicos e espíritas é o nome dos anjos:

• Gabriel (1º lugar)

• Miguel (3º lugar)

• Rafael (11º lugar)


• Rafaela (8º lugar)

• Gabriela (10º lugar)

Em segundo lugar, os católicos se inspiram em nomes de santos, o que muitas vezes coincide com os nomes do Evangelho, como no nome dos apóstolos (Pedro é apóstolo e também santo).

Chama a atenção no ranking 2010 a ascensão do nome Calebe, que pela primeira vez apareceu na lista dos 100 nomes de menino mais comuns, surgindo já na 69ª posição.

Escrito Calebe, Caleb ou Kaleb, o nome vem do Antigo Testamento. Segundo a Bíblia, Calebe e Josué foram enviados por Moisés à Terra Prometida.

Outra estrela do ranking é o nome Emanuel, que, junto com sua versão feminina, Emanuela, vem subindo em popularidade.

Emanuel significa "Deus conosco", e é citado no Evangelho na profecia sobre o nascimento de Jesus. Em 2010, Emanuel subiu 15 posições no ranking de nomes, chegando ao 45º lugar.

Mas 2010 também foi o ano em que dois filmes de inspiração espírita, "Chico Xavier" e "Nosso Lar", foram lançados no Brasil, e os dois citam o espírito Emmanuel, o que também pode ter influenciado a popularidade do nome.

O nome André, do espírito André Luiz e personagem principal do filme "Nosso Lar", subiu 10 posições, para 46º lugar.

Os nomes religiosos se destacam com muito mais variedade e ficam mais evidentes na lista dos 100 nomes mais usados para meninos. Uma explicação é que, para as meninas, basta acrescentar um Ana ou um Maria ao nome preferido para lhe dar uma certa bênção.

No ranking dos 20 nomes compostos mais usados em 2010, entre meninas, todos os nomes começam com Maria ou Ana.

"Misturei um nome bíblico Ana com um outro nome que gosto: Clara", contou uma leitora.

A pesquisa sobre nomes de bebê perguntou aos 9.500 leitores que escolheram um nome em 2010: se seu filho fosse ter um xará famoso no futuro, que tipo de pessoa deixaria você mais feliz? Confira as respostas mais votadas, por religião:

Católicos
1º lugar: Cientista ganhador do Nobel - 27%

Espíritas
1º lugar: Cientista ganhador do Nobel - 33%

Evangélicos
1º lugar: Líder religioso - 20%

Fonte: Baby Center

Comentários

  1. Meus dois filhos tiveram nomes religiosos vinculados a outro nome que eu gostava muito. Um se chama Mateus Henrique e a outra Heloisa Helena e particularmente eu adoro nomes biblicos ou angelicais.

    ResponderExcluir
  2. o nome da milha filha vai ser gloria emanuele pois toda gloria pertence a Deus.............

    ResponderExcluir
  3. gostei do site pq tem nomes bem legais

    ResponderExcluir
  4. Acho lindo 2 nomes em bebês ,ou até quando ja vem de familia tipo Rangel junior é uma tradição dos pais e avós com o sobrenome de junior,e também 2 nomes fica lindo .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Nomes bíblicos para meninos: letra E

Adão e Eva no Jardim de Éden - Wenzel Peter Homens da Bíblia de A a Z: veja os nomes bíblicos masculinos com inicial E, suas origens e significados. Inspire-se nos mais belos e poderosos nomes de personagens bíblicos para menino. E EBENÉZER: do hebraico "pedra de auxílio" ÉBER: do hebraico "região além" ÉDEN: do hebraico "lugar de prazer" ÉDER: do hebraico "rebanho" EDOM, EDON: do hebraico "vermelho" EFRAIM, EFRAIN: do hebraico "frutífero" ELÁ: do hebraico “árvore de carvalho” ELÃO, ELAM, ELAN: do hebraico “escondido” ou “eternidade” ELCANA: do hebraico “Deus adquiriu” ELDADE, ELDAD: do hebraico “Deus amou” ELEAZAR: do hebraico "Deus ajudou" ELI: do hebraico “ascensão” ou "meu Deus" ELIÃ, ELIAN: do hebraico "Deus é nosso parente" ELIABE, ELIAB: do hebraico "Deus é pai" ELIAQUIM, ELIAKIN: do hebraico "Deus estabeleceu"

Nomes bíblicos para meninas: letra M

Maria, Jesus e João Batista - Bouguereau Nomes femininos da Bíblia de A a Z: confira os significados e origens dos nomes bíblicos com inicial M para meninas. Nossa lista contém inúmeras opções que servirão de inspiração para mamães e papais em busca de um nome bíblico para sua bebê. M MAACÁ: do hebraico “que aperta” (personagens femininos e masculinos) MAALÁ: do hebraico “ornamento” ou “frágil” MAALATE: do hebraico “harpa” ou “dança” MAARATE: do hebraico “caverna” ou “clareira”. Local mencionado em Josué 15:59 MACEDÔNIA: do hebraico “terra dos grandes”. Reino antigo localizado ao norte da Grécia MACLA: do hebraico “ornamento” ou “frágil” MADAI: do hebraico “minha medida”  MADALENA, MAGDALENA: do hebraico "torre de Deus" MADMANA, MADMENA: do hebraico “esterco” (personagens femininos e masculinos) MAGDALA: do hebraico "torre de Deus" MALI: do hebraico “fraqueza” (personagem masculino, mas atualmente nome se a

Nomes bíblicos para meninas: letra J

Sansão e Dalila - Alexander Cabanel Nomes bíblicos femininos com a letra J, seus significados e origens. Inspire-se nos mais bonitos e poderosos nomes de personagens bíblicas para menina. J JAALÁ: do hebraico “íbez, cabra montanhesa” (personagem masculino, mas nome se adapta ao gênero feminino) JADA: do hebraico "que tem sabedoria" (personagem masculino, mas nome se adapta ao gênero feminino) JADAI: do hebraico “louvor” (personagem masculino, mas nome se adapta ao gênero feminino) JEDIAELA (Jediael): do hebraico “a quem Deus conhece” (personagem masculino, mas nome se adapta ao gênero feminino) JADUA: do hebraico “celebrada” (personagem masculino, mas nome se adapta ao gênero feminino) JAEL, JAELA : do hebraico "íbex, cabra montanhesa" JAFIA: do hebraico “brilhante” ou “meu Deus brilha”. Local mencionado em Josué 19:12 (personagem masculino, mas nome se adapta ao gênero feminino) JAIRA (Jair): do hebraico “Deus ilumina”

Nomes bíblicos para meninas: letra S

Sara e Agar - Rubens Personagens femininas da Bíblia de A a Z: uma lista completa de nomes bíblicos com a letra S para meninas, além de seus significados e origens segundo fontes especializadas. Profetize bênçãos sobre a vida de sua filha com um nome original da Bíblia. S SAFIRA, SAPHIRA: do grego "formosa" ou “preciosa” SALAI: do hebraico “elevada a Deus” ou “restaurada” (personagem masculino, mas nome se adapta ao gênero feminino) SALAMINA: do hebraico "saúde, segurança". Ilha grega mencionada em Atos 13:5 SALISA: do hebraico "a terça parte" ou “triangular”. Localidade mencionada em 1 Samuel 9:4 SALMA: do hebraico “vestimenta” (personagem masculino, mas atualmente nome se adapta também ao gênero feminino) SALOMÉ: do hebraico "paz" SAMÁ: do hebraico “deserto” (personagem masculino, mas nome se adapta ao gênero feminino) SAMARIA: do hebraico "torre de vigia" SAMLÁ, SAMILÁ: do hebraico “v

Nomes de flor para meninos (sim, eles existem e são lindos)

Delfino azul Nada mais belo e elegante que as flores, e ao contrário do que muitos pensam, existem também nomes de flores masculinos! Esses, porém, ao invés de aludir à delicadeza como os femininos, trazem à mente ideias de força, simplicidade, originalidade e conexão com a natureza. Podem ser uma boa fonte de inspiração para pais arrojados que curtem botânica e buscam um nome forte e criativo para seu filho. Agerato Amaranto Antúrio Aquilégio (versão masculina do original Aquilégia) Áster Bálsamo Borago Celestino (versão masculina do original Celestina) Coromandel Cosmos  Clúsio (versão masculina do original Clúsia)  Cravo  Crisântemo  Delfino  Érico (versão masculina do original Érica) Lótus Gerânio  Girassol  Gladíolo  Hemerocalis  Hibisco  Jacinto  Jacobínio (versão masculina do original Jacob

Nomes bíblicos para meninos: letra M

O Chamado de Mateus - Giovanni Panini Personagens masculinos da Bíblia de A a Z: lista completa de nomes bíblicos com inicial M para meninos, seus significados e origens segundo fontes especializadas. Abençoe seu bebê com um nome diretamente da Bíblia. M MAALALEL: do hebraico “louvor de Deus” MAANAIM, MANIAIN, MANAÉM: do hebraico “conforto” MADAI: do hebraico “pertencente à tribo dos Medos”, povo original do Irã MALÁ: do hebraico “fraco” ou “doente” MALI: do hebraico “fraco” ou “doente” MAGDIEL: hebraico "honra divina" MALAQUIAS: do hebraico "meu mensageiro" ou “meu anjo” MANASSÉS, MANASSÉ: do hebraico "o que faz esquecer" MANOÁ: do hebraico "descanso" MAQUIR: do hebraico "trocado" MARCOS, MARCO, MARCUS: do latim "varonil" ou “relativo ao deus romano Marte” MARDOQUEU: do persa “servo de Marduque” MARDUQUE, MARDUK: do sumério “bezerro de Utu”, um deus babilônico MATÃ, MATHAN

Nomes bíblicos para meninas: letra C

A Anunciação - Dante Rossetti Conheça os significados e as origens dos nomes femininos da Bíblia que começam com C. Há belíssimas opções que ainda são pouco usadas no Brasil e podem servir de inspiração para pais que buscam originalidade sem abrir mão da conexão com o Livro Sagrado cristão. C CADMIELA (Cadmiel): do hebraico "Deus é desde o princípio" CALÁ: do assírio “vigor” CANÁ: do hebraico “junco” CANAÃ: do hebraico "baixo, plano". Refere-se à “terra prometida” CANDACE, CANDICE: do cuchítico "rainha mãe" CARMEL (Carmelo): do hebraico "jardim de Deus" CARMELA, CARMELE (Carmelo): do hebraico "jardim de Deus" CARMELITA: do hebraico "natural do monte Carmelo" CARMESIM, CARMESIN: do árabe "vermelho". CARMI: do hebraico "vinhedo" (personagem masculino, mas nome se adapta ao gênero feminino) CARMITA: do hebraico “pertencente ao clã de Carmi” CE

Nomes bíblicos para meninas: letra K

Ester - Jean-François Portaels Veja aqui a lista completa de nomes bíblicos femininos com a letra K, suas origens e significados. Use as personagens da Bíblia como inspiração para escolher um nome abençoado para sua bebê. K KEILA, QUEILA: do hebraico “cidadela”. Localidade mencionada em 1 Samuel 23:1 KÉREN, QUÉREN: do hebraico “brilhante” KÉREN-HAPUQUE: do hebraico “brilho de cores” KETURA, QUETURA: do hebraico "incenso" KÉZIA, QUÉZIA: do hebraico "cássia" ou “feito” KINÁ, QUINÁ: do hebraico “lamento”. Localidade mencionada em Josué 15:22 KISI, QUISI: do hebraico “enlaçada a Deus” (personagem masculino, mas atualmente nome se adapta também ao gênero feminino) Próximo: L Anterior: J Veja também:  Nomes bíblicos: lista completa de A a Z Nomes bíblicos para meninos Nomes bíblicos estrangeiros para meninas