segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A religião influencia na escolha do nome do bebê

Se em 2010 a influência evangélica ficou bem clara no Brasil com a surpreendente subida da candidata a presidente Marina Silva, no ranking de nomes do BabyCenter o fenômeno também apareceu.

O nome Marina subiu 7 posições no ranking em 2010, passando para o 33o. lugar e ultrapassando nomes como Clara e Eduarda.

Além disso, a pesquisa mostrou que, quando a futura mamãe e o futuro papai são evangélicos, o jeito de escolher o nome do bebê é diferente, se comparado com católicos e espíritas.
Perguntamos àqueles que disseram ter dado nome religioso para o filho qual foi sua inspiração exata. Veja os mais votados de acordo com cada religião:

Católicos:
1. Nome de anjo - 34%

2. Nome de santo - 28%

3. Nome do Novo Testamento - 21%

4. Nome do Antigo Testamento - 16%


Espíritas:
1. Nome de anjo - 33%

2. Nome de santo - 21%

3. Nome do Novo Testamento - 16%

4. Nome do Antigo Testamento - 16%


Evangélicos:
1. Nome do Antigo Testamento - 52%

2. Nome do Novo Testamento - 37%

3. Nome de anjo - 12%

4. Tradição de família - 7%

A rápida ascensão de Davi e Miguel no ranking de nomes (2o. e 3o. lugares) pode até ter a ver com o espírito religioso: Davi é do Antigo Testamento; Miguel, nome de anjo.

Embora a inspiração para a escolha do nome seja bem diferente entre evangélicos, católicos e espíritas, muita gente escolhe um nome religioso sem motivo específico, só por achar o nome bonito.

"O nome do meu filho é Miguel, mas eu dei por outro motivo", disse um leitor. No geral, 26,4% dos bebês de 2010 receberam nome de inspiração religiosa ou espiritual, segundo a sondagem. É o equivalente a 1 em cada 4 bebês.

Dos que se afirmaram evangélicos na pesquisa, 40% disseram ter dado um nome religioso para o filho em 2010. Essa porcentagem cai para 23% entre os católicos, e para apenas 17% entre os espíritas.

Interessante é que o objetivo de dar o nome religioso ao filho não é transformá-lo numa pessoa mais religiosa. Mesmo entre os evangélicos, 61% disseram não achar que, por ter nome religioso, a criança será uma pessoa mais ligada à religiosidade.

Os evangélicos que responderam à pesquisa afirmaram que escolheram um nome religioso porque já conheciam a história do personagem e sempre gostaram dela.

É provavelmente dessa tendência que aparecem bem colocados no ranking nomes do Antigo Testamento como:

• Sarah (24o. lugar)

• Rebeca (41o. lugar)

• Esther (52o. lugar)


• Samuel (22o. lugar)

• Isaac (33o. lugar)

• Calebe (69o. lugar)

"Escolhi o nome Samuel, pois o Livro de Samuel na Bíblia é muito bonito... Grande profeta de Deus!", disse uma leitora na pesquisa.
Os evangélicos disseram se inspirar mais no Antigo Testamento, e em seguida no Evangelho. Esse é um dos fatores para o sucesso dos nomes dos apóstolos (só entre os meninos, quatro entre os dez primeiros colocados de 2010 são apóstolos):

• Matheus (5o. lugar)

• Lucas (6o. lugar)

• Pedro (8o. lugar)

• Felipe (10o. lugar)

A inspiração principal para católicos e espíritas é o nome dos anjos:

• Gabriel (1o. lugar)

• Miguel (3o. lugar)

• Rafael (11o. lugar)


• Rafaela (8o. lugar)

• Gabriela (10o. lugar)

Em segundo lugar, os católicos se inspiram em nomes de santos, o que muitas vezes coincide com os nomes do Evangelho, como no nome dos apóstolos (Pedro é apóstolo e também santo).
Chama a atenção no ranking 2010 a ascensão do nome Calebe, que pela primeira vez apareceu na lista dos 100 nomes de menino mais comuns, surgindo já na 69a. posição.

Escrito Calebe, Caleb ou Kaleb, o nome vem do Antigo Testamento. Segundo a Bíblia, Calebe e Josué foram enviados por Moisés à Terra Prometida.

Outra estrela do ranking é o nome Emanuel, que, junto com sua versão feminina, Emanuela, vem subindo em popularidade.

Emanuel significa "Deus conosco", e é citado no Evangelho na profecia sobre o nascimento de Jesus. Em 2010, Emanuel subiu 15 posições no ranking de nomes, chegando ao 45o. lugar.

Mas 2010 também foi o ano em que dois filmes de inspiração espírita, "Chico Xavier" e "Nosso Lar", foram lançados no Brasil, e os dois citam o espírito Emmanuel, o que também pode ter influenciado a popularidade do nome.

O nome André, do espírito André Luiz e personagem principal do filme "Nosso Lar", subiu 10 posições, para 46o. lugar.

Os nomes religiosos se destacam com muito mais variedade e ficam mais evidentes na lista dos 100 nomes mais usados para meninos. Uma explicação é que, para as meninas, basta acrescentar um Ana ou um Maria ao nome preferido para lhe dar uma certa bênção.

No ranking dos 20 nomes compostos mais usados em 2010, entre meninas, todos os nomes começam com Maria ou Ana.

"Misturei um nome bíblico Ana com um outro nome que gosto: Clara", contou uma leitora.

A pesquisa sobre nomes de bebê perguntou aos 9.500 leitores que escolheram um nome em 2010: se seu filho fosse ter um xará famoso no futuro, que tipo de pessoa deixaria você mais feliz? Confira as respostas mais votadas, por religião:

Católicos
1o. lugar: Cientista ganhador do Nobel - 27%

Espíritas
1o. lugar: Cientista ganhador do Nobel - 33%

Evangélicos
1o. lugar: Líder religioso - 20%



Fonte: BabyCenter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...