Pular para o conteúdo principal

A religião influencia na escolha do nome do bebê?

Se em 2010 a influência evangélica ficou bem clara no Brasil com a surpreendente subida da candidata a presidente Marina Silva, no ranking de nomes do Baby Center o fenômeno também apareceu. O nome Marina subiu 7 posições no ranking em 2010, passando para o 33º lugar e ultrapassando nomes como Clara e Eduarda.

Além disso, a pesquisa mostrou que, quando a futura mamãe e o futuro papai são evangélicos, o jeito de escolher o nome do bebê é diferente, se comparado com católicos e espíritas.

Perguntamos àqueles que disseram ter dado nome religioso para o filho qual foi sua inspiração exata. Veja os mais votados de acordo com cada religião:

A influência da religião no nome do bebê (Foto: Pinterest)
A influência da religião no nome do bebê (Foto: Pinterest)
Católicos:
1. Nome de anjo - 34%

2. Nome de santo - 28%

3. Nome do Novo Testamento - 21%

4. Nome do Antigo Testamento - 16%


Espíritas:
1. Nome de anjo - 33%

2. Nome de santo - 21%

3. Nome do Novo Testamento - 16%

4. Nome do Antigo Testamento - 16%


Evangélicos:
1. Nome do Antigo Testamento - 52%

2. Nome do Novo Testamento - 37%

3. Nome de anjo - 12%

4. Tradição de família - 7%

A rápida ascensão de Davi e Miguel no ranking de nomes (2º e 3º lugares) pode até ter a ver com o espírito religioso: Davi é do Antigo Testamento; Miguel, nome de anjo.

Embora a inspiração para a escolha do nome seja bem diferente entre evangélicos, católicos e espíritas, muita gente escolhe um nome religioso sem motivo específico, só por achar o nome bonito.

"O nome do meu filho é Miguel, mas eu dei por outro motivo", disse um leitor. No geral, 26,4% dos bebês de 2010 receberam nome de inspiração religiosa ou espiritual, segundo a sondagem. É o equivalente a 1 em cada 4 bebês.

Dos que se afirmaram evangélicos na pesquisa, 40% disseram ter dado um nome religioso para o filho em 2010. Essa porcentagem cai para 23% entre os católicos, e para apenas 17% entre os espíritas.

Interessante é que o objetivo de dar o nome religioso ao filho não é transformá-lo numa pessoa mais religiosa. Mesmo entre os evangélicos, 61% disseram não achar que, por ter nome religioso, a criança será uma pessoa mais ligada à religiosidade.

Os evangélicos que responderam à pesquisa afirmaram que escolheram um nome religioso porque já conheciam a história do personagem e sempre gostaram dela.

É provavelmente dessa tendência que aparecem bem colocados no ranking nomes do Antigo Testamento como:

• Sarah (24º lugar)

• Rebeca (41º lugar)

• Esther (52º lugar)


• Samuel (22º lugar)

• Isaac (33º lugar)

• Calebe (69º lugar)

"Escolhi o nome Samuel, pois o Livro de Samuel na Bíblia é muito bonito... Grande profeta de Deus!", disse uma leitora na pesquisa.

Os evangélicos disseram se inspirar mais no Antigo Testamento, e em seguida no Evangelho. Esse é um dos fatores para o sucesso dos nomes dos apóstolos (só entre os meninos, quatro entre os dez primeiros colocados de 2010 são apóstolos):

• Matheus (5º lugar)

• Lucas (6º lugar)

• Pedro (8º lugar)

• Felipe (10º lugar)

A inspiração principal para católicos e espíritas é o nome dos anjos:

• Gabriel (1º lugar)

• Miguel (3º lugar)

• Rafael (11º lugar)


• Rafaela (8º lugar)

• Gabriela (10º lugar)

Em segundo lugar, os católicos se inspiram em nomes de santos, o que muitas vezes coincide com os nomes do Evangelho, como no nome dos apóstolos (Pedro é apóstolo e também santo).

Chama a atenção no ranking 2010 a ascensão do nome Calebe, que pela primeira vez apareceu na lista dos 100 nomes de menino mais comuns, surgindo já na 69ª posição.

Escrito Calebe, Caleb ou Kaleb, o nome vem do Antigo Testamento. Segundo a Bíblia, Calebe e Josué foram enviados por Moisés à Terra Prometida.

Outra estrela do ranking é o nome Emanuel, que, junto com sua versão feminina, Emanuela, vem subindo em popularidade.

Emanuel significa "Deus conosco", e é citado no Evangelho na profecia sobre o nascimento de Jesus. Em 2010, Emanuel subiu 15 posições no ranking de nomes, chegando ao 45º lugar.

Mas 2010 também foi o ano em que dois filmes de inspiração espírita, "Chico Xavier" e "Nosso Lar", foram lançados no Brasil, e os dois citam o espírito Emmanuel, o que também pode ter influenciado a popularidade do nome.

O nome André, do espírito André Luiz e personagem principal do filme "Nosso Lar", subiu 10 posições, para 46º lugar.

Os nomes religiosos se destacam com muito mais variedade e ficam mais evidentes na lista dos 100 nomes mais usados para meninos. Uma explicação é que, para as meninas, basta acrescentar um Ana ou um Maria ao nome preferido para lhe dar uma certa bênção.

No ranking dos 20 nomes compostos mais usados em 2010, entre meninas, todos os nomes começam com Maria ou Ana.

"Misturei um nome bíblico Ana com um outro nome que gosto: Clara", contou uma leitora.

A pesquisa sobre nomes de bebê perguntou aos 9.500 leitores que escolheram um nome em 2010: se seu filho fosse ter um xará famoso no futuro, que tipo de pessoa deixaria você mais feliz? Confira as respostas mais votadas, por religião:

Católicos
1º lugar: Cientista ganhador do Nobel - 27%

Espíritas
1º lugar: Cientista ganhador do Nobel - 33%

Evangélicos
1º lugar: Líder religioso - 20%

Fonte: Baby Center

Comentários

  1. Meus dois filhos tiveram nomes religiosos vinculados a outro nome que eu gostava muito. Um se chama Mateus Henrique e a outra Heloisa Helena e particularmente eu adoro nomes biblicos ou angelicais.

    ResponderExcluir
  2. o nome da milha filha vai ser gloria emanuele pois toda gloria pertence a Deus.............

    ResponderExcluir
  3. gostei do site pq tem nomes bem legais

    ResponderExcluir
  4. Acho lindo 2 nomes em bebês ,ou até quando ja vem de familia tipo Rangel junior é uma tradição dos pais e avós com o sobrenome de junior,e também 2 nomes fica lindo .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Nomes bíblicos para meninas: letra R

O Encontro de Jacó e Raquel - William Dyce Conheça a mais completa lista de nomes bíblicos! Neste post estão os nomes femininos com a letra R, seus significados e origens. Abençoe sua filha com um lindo nome inspirado nas personagens da Bíblia. R RAABE, RAHAB: do hebraico: "amplitude" RAFAELA, RAPHAELA (Rafael): do hebraico "Deus cura" RAMÁ: do hebraico "lugar alto" ou “lugar espaçoso”. Localidade mencionada no Antigo Testamento RAQUEL, RACHEL: do hebraico "ovelha" REBA: do hebraico "a quarta parte" (personagem masculino, mas nome se adapta ao gênero feminino) REBECA, REBECCA, REBEKA: do hebraico "unida com um laço" ou “segura” RESÁ, RHESÁ: do hebraico “cabeça” (personagem masculino, mas nome se adapta ao gênero feminino) REUMÁ: do hebraico “exaltada” RINA: do hebraico “choro de alegria” (personagem masculino, mas nome se adapta ao gênero feminino) RISPA: do hebraico “

Nomes bíblicos para meninos: letra M

O Chamado de Mateus - Giovanni Panini Personagens masculinos da Bíblia de A a Z: lista completa de nomes bíblicos com inicial M para meninos, seus significados e origens segundo fontes especializadas. Abençoe seu bebê com um nome diretamente da Bíblia. M MAALALEL: do hebraico “louvor de Deus” MAANAIM, MANIAIN, MANAÉM: do hebraico “conforto” MADAI: do hebraico “pertencente à tribo dos Medos”, povo original do Irã MALÁ: do hebraico “fraco” ou “doente” MALI: do hebraico “fraco” ou “doente” MAGDIEL: hebraico "honra divina" MALAQUIAS: do hebraico "meu mensageiro" ou “meu anjo” MANASSÉS, MANASSÉ: do hebraico "o que faz esquecer" MANOÁ: do hebraico "descanso" MAQUIR: do hebraico "trocado" MARCOS, MARCO, MARCUS: do latim "varonil" ou “relativo ao deus romano Marte” MARDOQUEU: do persa “servo de Marduque” MARDUQUE, MARDUK: do sumério “bezerro de Utu”, um deus babilônico MATÃ, MATHAN

Nomes bíblicos para meninas: letra D

Canção de Débora - Narcisse de la Pena Mulheres da Bíblia de A a Z: nomes bíblicos femininos com a letra D, seus significados e origens. Confira os mais bonitos e originais nomes da Bíblia para garotas. D DALILA, DELILAH: do hebraico "delicada" DAMARIS: do hebraico "esposa” ou “gentil” DANÁ: do hebraico "terra baixa". Cidade mencionada em Josué 15:49 DANIELA, DANIELLE  (Daniel): do hebraico "Deus é meu Juiz" DARA: do hebraico "compaixão" ou "pérola de sabedoria" (personagem masculino, mas nome se adapta ao gênero feminino) DARDA: do hebraico: "pérola da sabedoria" (personagem masculino, mas nome se adapta ao gênero feminino) DÉBORA, DEBORAH: do hebraico "abelha" DIANA: do latim "divina" ou “brilhante”. Deusa romana da lua e da caça DIBLA: do hebraico “figo” DICLA: do hebraico "palmeira" (personagem masculino, mas nome se adapta ao gênero

Nomes de flor para meninos (sim, eles existem e são lindos)

Delfino azul Nada mais belo e elegante que as flores, e ao contrário do que muitos pensam, existem também nomes de flores masculinos! Esses, porém, ao invés de aludir à delicadeza como os femininos, trazem à mente ideias de força, simplicidade, originalidade e conexão com a natureza. Podem ser uma boa fonte de inspiração para pais arrojados que curtem botânica e buscam um nome forte e criativo para seu filho. Agerato Amaranto Antúrio Aquilégio (versão masculina do original Aquilégia) Áster Bálsamo Borago Celestino (versão masculina do original Celestina) Coromandel Cosmos  Clúsio (versão masculina do original Clúsia)  Cravo  Crisântemo  Delfino  Érico (versão masculina do original Érica) Lótus Gerânio  Girassol  Gladíolo  Hemerocalis  Hibisco  Jacinto  Jacobínio (versão masculina do original Jacob

Nomes de anjo para meninas e seus significados

Mesmo antes de nascer, sua filha já é o seu anjinho, então por que não escolher um nome literalmente angelical para a pequena?  Apesar de anjos serem considerados seres espirituais sem gênero, a maioria de seus nomes termina em -el , o que resulta em uma sonoridade tradicionalmente masculina nas línguas latinas. Alguns deles, como Ariel , Nuriel e Sariel , são curtos, neutros e fofos o suficiente para serem considerados unissex, podendo ser usados sem problemas tanto para meninos como para meninas. Quanto aos mais masculinos, listamos aqui algumas adaptações que soam mais delicadas e femininas, mas preservam o significado e simbolismo originais. Confira a lista completa de nomes de anjo para meninas: Adriela / Adriele / Adrielly - adaptação feminina de Adriel, "minha ajuda é Deus" em hebraico. Anjo da morte na tradição judaica.  Amitiela / Amitiele / Amitielly - adaptação feminina de Amitiel, arcanjo da verdade e da paz de acordo com o apócrifo Li

Nomes bíblicos para meninos: letra S

O Infante Samuel - Joshua Reynolds Nomes da Bíblia de A a Z: uma lista completa de nomes bíblicos com a letra S para meninos, além de seus significados e origens segundo fontes especializadas. Profetize bênçãos sobre a vida de seu bebê com um nome diretamente da Bíblia. S SADRAQUE, SADRAC: do hebraico “comando de Aku”, um deus babilônico SAFIR: do hebraico "brilho" SAGE: do hebraico “calmo” ou “errante” SALATIEL, SALATHIEL: do hebraico "pedido a Deus" SALEFE, SALEF: do hebraico “calmo, tranquilo” SALÉM: do hebraico "paz" SALMO: do grego "canção" SALOMÃO: do hebraico "paz" SALUM: do hebraico “retribuição” SAMÁ: do hebraico “deserto” SAMIR: do hebraico "ponta afiada" ou "guardião" SAMUEL: do hebraico "Deus ouviu" ou “nome de Deus” SANGAR: do hebraico “espada” SANSÃO: do hebraico "sol" SARAFE:  do hebraico "ardente&

Nomes bíblicos para meninas: letra M

Maria, Jesus e João Batista - Bouguereau Nomes femininos da Bíblia de A a Z: confira os significados e origens dos nomes bíblicos com inicial M para meninas. Nossa lista contém inúmeras opções que servirão de inspiração para mamães e papais em busca de um nome bíblico para sua bebê. M MAACÁ: do hebraico “que aperta” (personagens femininos e masculinos) MAALÁ: do hebraico “ornamento” ou “frágil” MAALATE: do hebraico “harpa” ou “dança” MAARATE: do hebraico “caverna” ou “clareira”. Local mencionado em Josué 15:59 MACEDÔNIA: do hebraico “terra dos grandes”. Reino antigo localizado ao norte da Grécia MACLA: do hebraico “ornamento” ou “frágil” MADAI: do hebraico “minha medida”  MADALENA, MAGDALENA: do hebraico "torre de Deus" MADMANA, MADMENA: do hebraico “esterco” (personagens femininos e masculinos) MAGDALA: do hebraico "torre de Deus" MALI: do hebraico “fraqueza” (personagem masculino, mas atualmente nome se a

Nomes bíblicos para meninos: lista completa de A a Z

Os homens da Bíblia de A a Z: veja a lista completa de nomes bíblicos masculinos, seus significados e origens de acordo com fontes especializadas nacionais e estrangeiras. Ao longo da História, pais de todo o mundo têm usado a Bíblia como fonte de inspiração para escolher os nomes de seus filhos, e apesar de alguns desses nomes serem bastante populares entre adultos e crianças, a maioria ainda é rara no Brasil. Assim, se você busca um nome forte, profético e ligado à tradição cristã ou judaica, mas prefere algo incomum, de forma que seu filho não tenha três ou quatro xarás na escola, a Bíblia tem inúmeras opções bonitas, confira! *Estes são os nomes presentes nas versões em português da Bíblia e suas grafias mais frequentes; veja também os nomes bíblicos em outras línguas . A AARÁ:  do hebraico “atrás” AARÃO, ARÃO:  do hebraico "alta montanha" ou "exaltado, elevado” AASBAI:  do hebraico “florescente, brilhante” ou “eu recorro a Deus” (pers